Já existe um novo mercado de arquitetura e engenharia.
Se você é engenheiro ou arquiteto formado, você sabe que o que aprendeu na faculdade, não foi suficiente para garantir a prática que o mercado exige, pra fazer projetos e obras darem certo, sem dor de cabeça.
Agora, com cada vez mais informações sobre Arquitetura e Construção na internet, se configurou um NOVO MERCADO, de clientes que estão cada vez mais exigentes e informados, que está destruindo carreiras e empresas que não se adequaram a ele.
Funciona como um processo de seleção natural que diferencia profissionais de amadores.
E se você não consegue fazer a técnica do seu trabalho funcionar para que OBRA NÃO SEJA SINÔNIMO DE DOR DE CABEÇA (e explicar isso ao cliente), ele não vai ver profissionalismo em você.
E isso vale tanto para quem é autor de projeto, como pra quem é construtor. Isso vale pra quem saiu agora da faculdade e pra quem tem décadas de experiência.
Até porque a faculdade não muda, mas o mercado está em constante evolução. E se você não evolui junto, por que não contratar o "Zé Faísca" pra fazer o serviço?
E quem tá lendo isso pode se achar muito bom... Mas se não existe lista de espera em busca do seu serviço, se obra ainda é sinônimo de dor de cabeça pra você, observe! Há algo errado.